Você sabe o que são chakras ou centros de energia vital?

A busca constante pelo equilíbrio na vida cotidiana tem sido, para muitos, uma íngreme caminhada, no entanto, sabe-se que é possível deixá-la mais leve e agradável. Para isso, nada melhor do que investir em autoconhecimento, seja por meio da psicoterapia ou das terapias holísticas. Mas o que muitos não sabem é que cuidar dos centros de energia vitais (chakras) é fundamental para manter esse equilíbrio.

Fonte de bem-estar e entendidos como portais para os níveis de consciência, os chakras são vórtices que vão desde a base da coluna até a coroa da cabeça, correspondem aos sete principais plexos nervosos e são responsáveis pelo equilíbrio do fluxo de energia que circula pelo corpo humano. De acordo com Gabrielle Viana, terapeuta do Núcleo de Terapias Holísticas e Sistêmicas, cada chakra coordena e reflete a anatomia e a saúde física, mental, emocional e espiritual do ser humano.

Devido às pressões profissionais e emocionais, e até a maus hábitos alimentares, muitas pessoas encontram-se energeticamente desequilibradas, o que gera cansaço físico, desânimo, ansiedade, dificuldade nos relacionamentos, entre outros problemas. Por outro lado, ao estarem em equilíbrio, os centros de captação e transmissão de energia oferecem ao indivíduo saúde, paz interior e ainda podem despertar capacidades da mente como a expressão da consciência.

Mas como mantê-los em harmonia?

Atualmente, práticas como Reiki e Tai Chi, que concentram-se na manipulação da energia para alcançar o bem-estar, são técnicas praticadas no mundo inteiro. O reiki, em especial, tem sido bastante disseminado no Brasil, por ser uma forma eficaz de promover o alinhamento dos chakras. Além disso, o Ministério da Saúde brasileiro acaba de incluir mais 10 terapias no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas estão a imposição de mãos e a constelação familiar.

Para conhecer mais sobre os 7 principais chakras, bem como suas representações e funções, confira a tabela abaixo.

7º – Coronário

Localização: topo da cabeça.

Representação: esse centro é a ligação entre o plano físico e o nosso Eu Superior, a nossa divina presença. É o lugar onde a vida anima o corpo físico.

Função:  irradiar a consciência humana para que ela se conecte com a energia divina, assimilando-a e canalizando-a para os demais chakras físicos.

Princípio básico: ser puro.

Glândula correspondente: pineal (epífise).

Cor: violeta

6º - Frontal/Terceiro Olho

Localização: entre as sobrancelhas.

Representação: é a sede das forças mentais mais elevadas, do discernimento intelectual, da memória e da vontade e constitui a central de comando mais elevada do sistema nervoso central, no nível físico.

Função: responsável pela percepção.

Princípio básico: autoconhecimento, percepção consciente do ser.

Glândula correspondente: hipófise.

Cor: índigo.

5º – Laríngeo

Localização: situado entre a cavidade do pescoço e a laringe.

Representação: relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil , com o entendimento e com a voz.

Função: serve como ponte entre nossos pensamentos e sentimentos, entre nossos impulsos e reações, expressamos tudo o que vive em nosso interior, o nosso riso e o choro, nossos sentimentos de amor de alegria, bem como o medo e a raiva, nossas intenções e desejos, ideias, compreensões e percepções dos mundos interiores.

Princípio básico: ressonância do ser.

Glândula correspondente: tireoide.

Cor: azul claro

4º - Cardíaco

Localização: região torácica. Está situado na altura do coração, no meio do peito.

Representação: sua energia corresponde ao amor à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Rege a capacidade da pessoa de dar e receber, de amar a si mesmo e aos outros.

Função: controlar as emoções.

Princípio básico: abnegação do ser.

Glândula correspondente: timo.

Cor: verde.

3º – Plexo Solar/Umbilical

Localização: região do umbigo, conhecida como região do plexo solar.

Representação: está relacionado com as emoções.

Função: elaborar a confiança nos instintos e na voz interior (realização pessoal).

Princípio básico: constituição do ser.

Glândula correspondente: pâncreas, transformação e digestão dos alimentos, produz o hormônio insulina.

Cor: amarelo.

2º - Esplênico

Localização: região umbilical, entre o osso púbico e o umbigo.

Representação: relacionado com as necessidades básicas, associado à sexualidade e à autoestima, ao poder pessoal e ao poder do mundo, dá acesso ao corpo emocional em seu nível mais próximo do corpo físico; abriga a nossa criança interior.

Função: onde são elaboradas as questões do cotidiano como: desejos, manutenção das espécies, sensualidade, paixão e apegos materiais.

Princípio básico: reprodução criativa do ser.

Glândula correspondente: glândulas sexuais – ovário, próstata e testículos.

Cor: laranja

1º - Básico ou raiz

Localização: situado na base da espinha dorsal.

Representação: ligação do ser humano com o planeta Terra. Relaciona-se com o poder criados da energia sexual.

Função: reger nossa capacidade de entrar na vida, escolhendo o que queremos e o que não queremos para nós. Ir à luta.

Princípio básico: vontade física para ser, consciência física energia vital; vontade de viver e confiança, relação com a terra e o mundo material, estabilidade, perseverança e segurança, sentido de responsabilidade face a si mesmo.

Glândula correspondente: supra renais.

Cor: vermelho



top