Uma universidade em busca de um mundo melhor

NTHS participa de eventos em instituição, referência mundial, em inovação e inclusão no meio acadêmico

"Let us not be content to wait and see what will happen, but give us the determination to make the right things happen." - Horace Mann - founding president of Antioch University

"Não nos contentemos em esperar e ver o que vai acontecer, mas nos deem a determinação de fazer as coisas certas acontecerem". Horace Mann - presidente fundador da Antioch University 

Coretta Scott King, Winona LaDuke, José Manuel Ramos-Horta e Leonard Nimoy… À primeira vista, esses nomes podem parecer estranhos, mas são alguns dos responsáveis por disseminar os valores da Universidade de Antioch pelo mundo. De defensores sociais e ambientais a ícones da arte cinematográfica, todos acolhidos pela universidade que esteve na vanguarda da justiça social, inclusão e igualdade entre as pessoas, independentemente da etnia, gênero, credo, orientação ou habilidade. Fundada em 1852, a instituição foi responsável pela formação de cidadãos que fizeram a diferença nas políticas e ideologias que visavam o melhoramento de todos.

Reconhecida por ser a primeira universidade a desenvolver um programa de psicologia clínica especializada no público LGBTQ, o grupo acadêmico também encabeçou projetos ousados, como designar uma mulher como professora interina e por ter sido a primeira instituição a contratar um professor negro para o quadro colaborativo. A Universidade de Antioch é dedicada a oferecer uma experiência educacional que transforma a rotina de estudantes que buscam uma carreira bem sucedida e uma vida significativa. Entre os principais objetivos da instituição, o destaque fica para a promoção da cidadania global, o crescimento pessoal, o desenvolvimento profissional e a liderança socialmente consciente.

E foi nesse peculiar e encantador cenário de imersão no aprendizado e admirável respeito às diversidades, que a equipe do Núcleo de Terapia Holística e Sistêmica (NTHS) desembarcou, na última semana, em Los Angeles, no estado da Califórnia. A convite da professora Marli Kakishima, psicóloga especializada em terapia de família e casal, Amanda Marques e Gabrielle Viana discutiram sobre as técnicas de Constelação Familiar junto a alunos do mestrado de Psicologia Junguiana. De acordo com Amanda Marques, psicóloga e consteladora que conduziu a vivência em solo norte-americano, “foi um grande privilégio participar da experiência e conhecer uma instituição que alia teoria e prática de forma efetiva, diariamente”. 

Além dos trabalhos de constelação familiar, O NTHS ofereceu, ainda, à comunidade brasileira que vive no Estados Unidos, sessões de reiki e thetahealing, técnicas que contribuem para o processo de cura e autoconhecimento. Para a terapeuta holística Gabrielle Viana, “a experiência de conhecer uma universidade tão diferenciada fortaleceu a crença de que há sempre alguém fazendo o bem e espalhando possibilidades de crescimento para todos”, enfatiza.

Diante da excelência acadêmica, relevância social, ativismo e aprendizagem experiencial da Universidade de Antioch, fica a inspiração para cada um que prioriza o autoconhecimento, afim de contribuir para uma sociedade que depende de cada atitude individual para ser alicerçada como um todo. Com valores progressivos e uma missão para educar a próxima geração daqueles determinados a ganhar vitórias para a humanidade, a entidade cumpre sua missão.

Que venham mais convites! A jornada só está começando...



top